O evento aconteceu na sede da OAB-PA no dia 14 de Março de 2019.
A reunião teve início sob a presidência da Doutora Letícia Bittar, com as presenças dos advogados componentes da Comissão. Nos debates informações e sugestões apresentadas aconteceram na busca dos objetivos da OAB-PA enquanto promotora do bem comum. Diversos assuntos foram comunicados, como, por exemplo, a realização de acionamento de autoridades visando à correção de condutas incompatíveis com o direito da pessoa humana. Durante a reunião foi comunicada a nomeação da Doutora Letícia Bittar como Presidente da Comissão Nacional do Idoso, com menções de elogios da Câmara Municipal de Belém. Atendimento bancário eletrônico para idosos está sendo questionado pela comissão. Remessa de ofícios aos bancos de Bragança cobrando tratamento com base no estatuto do idoso.
O atendimento bancário eletrônico no interior vem prejudicando em torno de 60% dos usuários idosos, principalmente os mais carentes. Comunicado pela presidência da manifestação do STJ contra filas em estabelecimentos bancários, prejudicando pessoas idosas.
Outro tema em destaque foi a fala do Doutor Mariano, que lembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro e pede salva de palmas em memória da vítima.
Membros da Comissão pediram um minuto de silêncio em homenagem às mortes de crianças nos massacres sofridos em escolas, e com destaque para a recente tragédia em São Paulo.
Dr. Franklin Rabêlo, membro da Comissão, pede para não esquecermos dos assassinatos de advogados que ocorrem em suas missões em defesa da lei e da ordem jurídica, sem que os seus nomes estejam sendo lembrados como verdadeiros apóstolos da justiça, independente de cor, credo, religião ou opção política. Pediu para lembrar um fato pouco comentado: o de que o terceiro poder republicano não existiria sem a categoria de advogados e advogadas.
Encerrando a reunião, a presidente formulou convite para outros eventos que estão acontecendo junto à OAB-PA e com a participação das noventa e três comissões temáticas da Ordem na busca constante da liberdade, igualdade e fraternidade, como previsto nos primórdios do sistema republicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário