No decorrer da evolução humana, a pré-história se divide em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, conforme o material utilizado pelos humanos na fabricação de seus engenhos.
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, vai de 4 milhões a 10.000 anos, aproximadamente. Os seres humanos deste período fabricavam a maior parte de suas ferramentas, de seus utensílios, de suas armas de caça com pedras.
Destas eram tiradas algumas lascas para formar uma borda cortante, daí o nome "idade da pedra lascada". Eles eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local frequentemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. A engenharia já fazia parte desta Era mediante diversas atividades inventivas: toscas invenções que ao transformar o meio habitado facilitavam as tarefas do dia a dia.
As várias fases da trajetória do homem, ao longo dos milênios, passa por uma evolução no nível dos conhecimentos, das descobertas, da interação com a tecnologia, tendo sempre a engenharia, a invenção de engenhos, como importante coadjuvante progressista.
A capacidade criativa do homem, somada á de aprimorar os engenhos construídos, se tornaram a mola propulsora da evolução.
A passagem do Paleolítico para o Neolítico (também conhecido como idade da pedra polida) foi lenta e gradual durou cerca de 10.000 anos e tornou-se conhecida como Revolução do Neolítico, em função das conquistas tecnológicas e das mudanças da natureza do planeta, facilitando a sobrevivência do homem sobre a terra, Entre essas podemos citar:
Etapas Evolutivas
Primatas: viveram há cerca de 70 milhões de anos. Habitavam árvores e se alimentavam de folhas e insetos.
Homonóides: eram primatas, viveram aproximadamente entre 22 e 24 milhões de anos. Eles tinham o tamanho de um pequeno gorila, habitavam árvores e desciam ao solo. Eram quadrúpedes mas de vez em quando caminhavam sobre duas patas.
Homo Habilis: foi o primeiro hominídeo do gênero homo. Viveu por volta de 2 milhões e 1,4 milhão de anos. Fabricava ferramentas simples e usava uma linguagem rudimentar.
Homo Erectus: viveu entre 1,6 milhão e 150 mil anos atrás. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com peles de animais. Vivia em grupos de 30 membros, mais ou menos. Usavam uma linguagem mais sofisticada e foram os descobridores do fogo.
Homem de Neandertal: viveu entre 20 mil e 30 mil anos, era habilidoso, enterrava os mortos em cavernas, onde deixava comidas e objetos, como oferendas. Conviveu com o Homo Sapiens e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.
Homo Sapiens: surgiu entre 100 e 50 mil anos atrás. Espalhou-se por todo o planeta. Desenvolveu a pintura e a agricultura.
"É bom saber como tudo começou na história da raça humana"
Fonte: História da engenharia em Rondônia
Autor: William Haverly Martins
Editora Porto Velho Roraima / 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário