A comunidade tecnológica do Pará, integrante do sistema CONFEA-CREA-MUTUA, assistiu nos dias 30 e 31 de janeiro do ano corrente de 2019, no auditório do CREA-PA, uma inesquecível palestra proferida pela Engenheira Ambiental Paula Fernanda.
A palestrante tem um currículo pessoal invejável, com formação em faculdades do Estado do Pará e pós-graduação, e ainda participando de curso de mestrado. Acrescente-se a estas qualidades, a condição de conselheira regional do CREA-PA, e ainda presidente da associação dos Engenheiros do meio-ambiente, vinculada ao sistema CONFEA-CREA-MUTUA.
Entre outros assuntos abordados, a palestrante aborda com profundidade a questão do mercado de trabalho, salários profissional, entre outros assuntos de relevante importância para a valorização da categoria tecnológica, e ainda a responsabilidade técnica dos profissionais, previsto pela legislação federal que a rege a matéria, com destaque para a Lei Federal 5.194/66 e 6.496/77.
A diretora da MUTUA, Engenheira e Advogada Ana Maria Farias, trouxe para o público informações detalhadas sobre o funcionamento da mutua, e sua importância para a categoria tecnológica e benefícios extensivos aos funcionários do sistema CONFEA-CREA-MUTUA a partir da edição da Lei Federal 6.496/77, estabelecendo a obrigatoriedade do registro de ART de responsabilidade do profissional contratado para desenvolver a atividade técnica. A Lei 6.496/77 trouxe a indicação para a criação da MUTUA de assistência aos profissionais.
O Senhor Presidente do CREA-PA, Engenheiro Carlos Renato Milhomem Chaves, em breves palavras, declarou aberta a reunião, desejando a todos um bom aprendizado em função da palestra que estava sendo ministrada pela Conselheira Paula Fernanda.
Outro tema abrangido foi a assembleia extraordinária da associação dos profissionais da Engenharia Ambiental do estado do Pará, com a participação maciça dos Engenheiros Ambientais, e de professores vinculados às escolas de nível superior no Pará.
As fotos ilustram a magnitude do evento, que fica registrado para o conhecimento da sociedade paraense, que deve entender que o sistema CONFEA-CREAS é, acima de tudo, uma instituição em defesa da sociedade, do meio ambiente e das tecnologias diversas que tornam a vida na Terra mais digna de ser vivida.
Parabéns Doutor Fkanklin Rabelo pelo excelente trabalho realizado a frente da Tribuna do Advogado do Pará.
ResponderExcluir