segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

OAB EMPOSSA COMISSÕES

Em brilhantes eventos a OAB-PA empossou noventa comissões temáticas visando a dinamização das atividades inerentes à Ordem dos Advogados do Pará e do Brasil.

A OAB-PA, durante o evento, na palavra do Presidente Alberto Campos, enfatizou a importância das comissões empossadas, algumas recém criadas, para a defesa da sociedade em geral e da categoria profissional, no campo dos direitos constitucionais e difusos. 


Verifica-se que os jovens advogados e advogadas estão despertando para a importância da militância dos profissionais na defesa das instituições democráticas e republicanas, que alicerçam a democracia.

Em análise profunda da realidade contemporânea, conclui-se que a grande maioria dos conflitos que envolvem a humanidade está na carência de participação mais efetiva e operativa daqueles que fizeram da ciência o seu objetivo de vida, e é sobre esse prisma que a categoria jurídica tem a importância destacada na solução dos conflitos que se derramam sobre os mais necessitados.

Vislumbramos, também, que na forma republicana de governar, o advogado não é somente essencial ao exercício da justiça, o advogado é, de fato e de direitos, parte integrante de poder republicano, dentro a ótica de que a república estabeleceu três poderes: o legislativo, o executivo e o judiciário. 


É indiscutível que a categoria de advogados é a base estruturante do poder judiciário, sem o advogado ou o cientista jurídico não existiriam as funções de Juiz, de Promotor, de Ministros na área jurídica, enfim, conceito que se espalha por toda a organização republicana e democrática, que ao final e ao cabo, necessitam das luzes do direito que emanam da categoria jurídica, senão vejamos: o que seriam de prefeitos, de deputados, do poder executivo, de conselhos profissionais, sem a participação daqueles que detém o conhecimento da área jurídica?

Esperamos que essa consciência penetre na alma da sociedade de que não há justiça sem advogado.

O Presidente da OAB, ao encerrar a reunião de posse das comissões, apelou para que os membros das comissões se empenhem solidariamente para o fortalecimento da OAB, das instituições jurídicas, e na defesa dos que mais necessitam de justiça. Acrescentou que a ampliação do número de comissões tem por objetivo a melhor participação da OAB em todos os setores, e para tanto deve haver o sentimento da colaboração entre as comissões temáticas.


Em mais um apelo, o senhor Presidente pediu para que os profissionais cumpram o seu dever quanto ao pagamento de suas anuidades, isto porque sem essa participação é difícil para a OAB manter os seus programas em defesa categoria de advogados e da sociedade de modo geral, e que espera que todos nós, a partir de agora, sejamos promotores da OAB-PA, e que não tenham espaço os detratores da instituição.

A OAB tem uma missão a cumprir e espera das comissões o sentimento de apostolado como retomada de uma caminhada histórica e construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva