quarta-feira, 25 de julho de 2018

ENGENHEIROS QUE CONSTROEM A HISTÓRIA COM INTELIGÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR A CIÊNCIA

Merece destaque nesse horizonte, entre outros brasileiros, o ilustre Engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho, sua vida é um rosário de realizações memoráveis, em busca do bem comum e da nação brasileira em particular.

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho participou e contribuiu para a criação de entidades nacionais e internacionais, destacando-se entre elas a União Sulamericana de Associações de Engenheiros, em 1935, também participou da criação da Febrae, da Upad, da FMOI, Federação Mundial de Organizações de Engenheiros.

Destacou-se também na reformulação do Decreto Federal n° 23.569/33, que resultou na implantação da Lei Federal n° 5.194/66, regulamentadora das atividades do Sistema Confea/Creas/Mútua. Participou também da elaboração do Código de Ética dos Profissionais da Engenharia e da Agronomia.

A elaboração da lei federal n°6.496/77, que criou a Mútua de Assistência dos profissionais da Engenharia da Agronomia e também a criação da Anotação de Responsabilidade Técnica(ART).

Esta lei tem importância social e humanitária, além da valorização do profissional vinculado ao Sistema Confea/Creas.

Quanto a Mútua, teve preocupação fundamental da Saturnino, do ponto de vista assistencial dos profissionais da Engenharia e da Agronomia e incluindo a categoria de servidores do Sistema Confea/Creas.

É um exemplo de vida a ser imitado pela geração presente e pelas futuras gerações, a seguir publicamos um resumo curricular do Engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho.



Insigne Sanitarista e Tecnologista, espírito humanitário e com vasta inteligência e cultura o ENG. CIVIL E DE MINAS FRANCISCO SATURNINO RODRIGUES DE BRITO FILHO, nasceu em Campos dos Goytaguazes, Estado do Rio de Janeiro a 7 de agosto de 1899, filho de Alice Saturnino Braga e de Francisco Saturnino Rodrigues de Brito. Faleceu em 01 de agosto de 1977 no Rio de Janeiro.

SATURNINO DE BRITO FILHO colou grau na Turma de 1923 da Escola de Minas, de Ouro Preto, como Engenheiro Civil e de Minas (1º aluno da turma).

Até 1929 trabalhou com o pai em vários projetos de sistema de água e esgotos, entre eles os das cidades de Salvador e Teófilo Ottoni. Diretor Presidente do Escritório Saturnino de Brito e Presidente do Laboratório Hidrotécnico Saturnino de Brito S.A., projetou e dirigiu às obras dos sistemas de águas e esgotos de numerosas cidades em todo o País, entre elas as de Brasília, Fortaleza, Pelotas, Poços de Caldas, João Pessoa, Maceió, Natal, Campos, Campina Grande, Aracajú e Manaus.

Projetou os trabalhos da defesa da cidade de Campos e da Baixada Campista contra as inundações do Rio Paraíba, e de defesa de Poços de Caldas e São Lourenço contra inundações.

Trabalhou como consultor para a Comissão de Saneamento do Interior do Estado de Pernambuco, na construção dos serviços de abastecimento de água nas cidades de Olinda, Garanhuns, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Como professor universitário foi Catedrático da cadeira de Higiene e Saneamento das Cidades, da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, Membro de Comissões examinadoras para preenchimento de cátedras de Hidráulica e de Higiene e Saneamento em diversas Escolas de Engenharia; Professor docente livre da cadeira de Higiene e Saneamento das Cidades, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A participação de Saturnino de Brito Filho no desenvolvimento da Engenharia Sanitária é notória e reconhecida dentro e fora do País.

RESUMO CURRICULAR EXTRAÍDO DA REVISTA FEBRAE, ANO 1, N°01, JAN/FEV/MAR 2010, PAG.21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva