segunda-feira, 4 de julho de 2022

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CCXXXI

Com este capítulo, abordaremos a matéria relacionada com a ampliação e modernização do Museu do Marajó, situado no município de Cachoeira do Arari, Pará. Vale ressaltar que a ideia original e a sua materialização vieram do Padre Giovanni Gallo, em meia tantos sofrimentos e agressões sofridas ao longo de sua caminhada na condição de fiel discípulo de Jesus Cristo (símbolo maior da resistência contra a tirania, pregando a paz a humanidade).


A seguir divulgamos notícia publicada pela imprensa:


A cerimônia de entrega contou com a presença do Governador Helder Barbalho, da primeira-dama Daniela Barbalho, do Senador Jader Barbalho, da deputada Federal Elcione Barbalho, da Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do Secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa, do Prefeito de Cachoeira do Ararí Antônio Bambuetta, entre outras autoridades. A programação iniciou com uma visita ao equipamento e continuou com o cortejo do tradicional Cordão do Gallo até o ginásio poliesportivo Manuel Xavier Barbosa, com shows de artistas locais e pronunciamento das autoridades. O Senador Jader Barbalho, inclusive, foi o autor da emenda parlamentar que garantiu a quantia de um milhão de reais para as obras.


Merece destaque o trecho do discurso preferido pelo Governador Helder Barbalho.


"A cultura marajoara é um patrimônio da história do Pará. E com este museu, certamente nós temos a oportunidade, primeiro da preservação desta história, da valorização da memória do Padre Giovanni Gallo e a oportunidade para que nova gerações possam vir conhecer, estudar, pesquisar e valorizar aquilo que é feito pelo Paraense. Nós temos muito o costume de sempre buscar fora aquilo que nos serve de referência. Acho que está na hora de a gente olhar para dentro de casa e ver aquilo que se faz de tão bonito e ter orgulho, pertencimento daquilo que nossa cultura nos proporciona. Esse espaço é para isso: para mantermos a cultura e estimularmos as pessoas a conhecer Cachoeira, vir conhecer o Marajó e estimular através da cultura, o turismo, o lazer e claro, fazer com que os ensinamentos, o empirismo do Padre Gallo sirva sempre como referência da importância do conhecimento do caboclo do Marajó", destacou o Governador Helder Barbalho.


O Padre Giovanni Galo não apenas criou o Museu do Marajó, ele foi além, abriu a caixa de segredos da milenar Civilização Marajoara, trazendo para o presente uma realidade histórica ainda coberta pela poeira da indiferença nossa.

Imagem do mapa do Arquipélago do Marajó.



Imagens de urnas e vasos Marajoaras.

Imagem do advogado Franklin Rabêlo da Silva na Ilha Caviana, em Chaves-PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva