segunda-feira, 24 de maio de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CXXXVI

Em continuação aos depoimentos anteriores, reafirmamos a importância do direito como alicerce da democracia, dos direitos humanos e da paz social no planeta Terra, no curso dos milênios. É importante destacar que sem a opinião dos juristas, a justiça seria talvez, inexistente, prevalecendo a máxima "olho por olho, dente por dente".


O Brasil deve sua independência política de Portugal à inteligência e ao patriotismo de uns dos mais notáveis juristas, José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência.


Quando pesquisamos a história do Brasil, concluímos que a independência do Brasil não foi tão simples como parece ser. No contexto, vários movimentos políticos e sociais marcaram a história do Brasil e Portugal.


É sabido que a corte portuguesa, com apoio da Inglaterra e sua poderosa Marinha, retira-se de Portugal, diante da invasão realizada pelo exército de Napoleão Bonaparte, sob o comando do Marechal francês Junot. Diante dessa realidade, os navios portugueses, escoltados por uma esquadra inglesa em 29 de  Novembro de 1807 desembarcaram na Bahia em janeiro de 1808.


É bom saber as razões das referências históricas relacionadas com as ciências do direito. Em verdade, com relação ao Brasil colônia, acontecimentos históricos relevantes não devem ser esquecidos, dentre os quais destacamos:

A Invasão de Portugal pelo exército francês; A fuga da coroa portuguesa para o Brasil colônia; A invasão e ocupação da Guiana Francesa por forças portuguesas.


Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva