Registramos um fato interessante do ponto de vista histórico, trata-se do lançamento da obra denominada "Estado de direito, democracia e direitos humanos, um resgate histórico da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará", a obra tem autoria do ilustre jurista Antônio José de Mattos Neto, advogado e professor respeitado. A ideia da obra é de autoria da então presidente da OAB-PA, advogada Ângela Serra Sales, é o próprio autor da obra que revelou: Em meados de 2009, Ângela Soares perguntou a este autor: "Toninho, topas fazer a história da OAB-PA?" Em resposta, o autor respondeu: "Ângela, sabes que sou seduzido por desafios." Topei na hora.
A obra inicia com título "Os pais da OAB", a obra inicia com as seguintes informações históricas:
"A ideia da instituição de cursos jurídicos no Brasil é parte do ideário maior de libertação do Brasil de Portugal. Por isso as diversas proposições que tiveram curso e aprovação na constituinte de 1822."
Dissolvida a constituinte, permaneceu a luta e a 11 de agosto de 1827, estavam criados por lei os cursos de Direito de São Paulo e Olinda, com funcionamento iniciado nos primeiros meses de 1828.
Com mais este depoimento, fica aprovada a importância do advogado e das ciências jurídicas para a formação das civilizações do passado, presente e futuro.
Continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário