segunda-feira, 1 de junho de 2020

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE XLVI

Em continuação aos depoimentos para a história dos fatos ocorridos em Chaves, Marajó na década de 1960. O assunto está relacionado com um projeto de implantação de uma unidade do Exército Brasileiro no município de Chaves, com a finalidade de facilitar o recrutamento de jovens em seu próprio município, com a proximidade dos familiares.

A iniciativa caminhava em clima de real possibilidade. O comando militar da Amazônia já havia dado apoio à essa ideia pela sua importância social e formação cívica da juventude.

Como início desse projeto, fomos visitados por um oficial do Exército Brasileiro, que tinha como missão a instalação do serviço de alistamento militar no município, o que de fato aconteceu, sendo nomeado para gerenciar essa atividade um nativo de Chaves e remunerado pelo município.

A instalação do centro de treinamento militar não prosperou por falta de interesse da municipalidade. A ideia não foi extinta, é uma questão de tempo, no mesmo sentido a esperança de instalação de escolas técnicas profissionalizantes, com foco na agricultura, pecuária, psicultura e outras ciências necessárias ao progresso e a valorização das atividades comuns.

O militar encarregado da instalação da junta de alistamento militar no município de Chaves, com o objetivo de facilitar aos jovens a aquisição deste importante documento para a vida de cada jovem. O oficial que instalou esse departamento foi o Coronel Chaves, nativo do estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva