quinta-feira, 21 de maio de 2020

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE XXXVII

Os preparativos para a inauguração das obras no município de Chaves trouxeram à cidade um ambiente de festa administrativa e popular, pela importância histórica que representava para todos nós que sonhamos com liberdade, igualdade e fraternidade.

Um momento histórico desse nível só é possível encontrar quando o município de Chaves, antiga Santo Antônio dos Aruans, declarou sua adesão a independência do Brasil de Portugal no ano de 1822.

Historiadores relatam que "A adesão do município à independência do Brasil ocorreu no dia 14 de setembro de 1823, teve caráter solene. O ato foi realizado no quartel da 8ª Companhia de Cavalaria e Infantaria da Legião de 2ª linha, e contou com a presença de componentes do Senado da Câmara e do comandante militar e de polícia Manoel Carlos Gemaque de Albuquerque, autor da ideia de dar muita pompa ao ato adesório.

Verifica-se que Chaves foi um dos primeiros municípios do país a declarar publicamente sua adesão à independência do Brasil, interpretando o brado do Ipiranga: "independência ou morte".

Essa abordagem trouxemos a lume para lembrar que a força do povo se agiganta quando encontra lideranças com amor a Deus, ao próximo e a liberdade no sentido mais amplo.

O prédio da imagem é sede da prefeitura municipal de Chaves. Foto: Cláudio Rabêlo.

OBS: Não localizamos o prédio do quartel do 8º Batalhão do Exército em Chaves, ele foi engolido pelo Rio Amazonas, restando alguns canhões encontrados na praia.

Continua na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva