A Tribuna do Advogado do Pará, na busca constante de notícias construtivas, encontrou excelente trabalho elaborado pelo psicólogo André Assunção, a seguir transcrito.
O autor da matéria aborda inclusive, as atividades relacionadas com o universo jurídico em seus vários setores.
É inegável que o estresse é hoje um dos principais problemas de saúde no mundo e está relacionado aos mais diversos fatores, que vão da vida intima ao trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 90% da população mundial enfrente problemas com o estresse.
Estudos recentes apontam que a maior parte dos trabalhadores no Brasil se queixa do estresse e que, dentre as principais causas, estão fatores ligados ao trabalho, como salários, excesso de trabalho, falta de tempo e a relação com os empregadores.
Segundo o psicólogo do Hapvida Saúde e professor universitário, André Assunção, o estresse é um fator natural do corpo e da personalidade humana. E quando considerado prejudicial, afeta a vida como um todo, causando inclusive sintomas físicos, que podem se apresentar como uma dor de cabeça ou até mesmo um episódio agressivo.
"Todos nós nascemos estressados", pois, assim como a ansiedade, o estresse é um ponto de equilíbrio do nosso emocional. Ou seja, todos somos, porém, alguns mais que o "normal". Suas causas estão diretamente ligadas a vida pessoal, ambiente externo, como o trabalho e convívio familiar, relacionamentos interpessoais e amorosos. o estresse em demasia, pode causar sintomas físicos que vão de uma dor de cabeça, até um episódio agressivo descontrolado. A rotina se compromete a ponto de não mais conseguir dormir, relaxar ou lidar com pessoas".
Dentro do ambiente profissional, o estresse é prejudicial quando notado acima do comum para qualquer profissional. E no meio jurídico, a exemplo de um advogado ou juiz, sempre lotado de compromissos e responsabilidades, as coisas não tendem a ser muito diferentes.
"Nesses casos, a rotina de leitura, casos jurídicos complicados e que exijam esforços acima do esperado, podem trazer fadiga e complicações na vida social/profissional. Nesses casos, as cobranças, as metas, as responsabilidades sempre crescentes e as metas a serem alcançadas podem trazer um grau de estresse maior para eles", afirma o Dr. Assunção.
Porém, os males causados não precisam ser um problema sem solução na vida de qualquer pessoa. Procurar hobbies, profissões alternativas ou passatempos, como yoga, fotografia, exercícios físicos, ações e atitudes que sejam contrapontos à sua rotina cotidiana, e que possam levar a lugares diferentes, são excelentes ferramentas que trazem beneficios, principalmente para a saúde e as relações com outras pessoas.
Pois, tudo o que for benéfico para esse sujeito é considerado uma fuga positiva. Trazer elementos do desejo de cada um, ajuda a equilibrar o estresse e deixá-lo dentro da "normalidade". Descarregar as energias do dia de trabalho, estar em família e ao lado de pessoas que amamos, praticar esportes e meditar podem ser maneiras de encarar o mal do século.
"Atividades que busquem equilibrio entre mente e corpo, alimentação saudável e técnicas de relaxamento podem ajudar bastante. A busca por profissionais especializados e o autoconhecimento são ferramentas essenciais", concluiu o psicólogo André Assunção.
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA OAB-PA, EDIÇÃO 02/2017, PAGINA 27.
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA OAB-PA, EDIÇÃO 02/2017, PAGINA 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário