Dando sequência ao tema relacionado com as ciências jurídicas ou ciência do Direito, encontramos um resumo histórico relacionado com o nascimento das universidades no período medieval, como consequência da evolução da espécie humana decorrente do surgimento da fase do homo sapiens, no planeta terra, com inteligência superior e mais dinâmica dos antepassados.O resumo foi publicado na obra "História, sociedade e cidadania" de Alfredo Boulos Junior, pg. 112, a seguir transcrito:
"A universidade foi uma criação medieval e pode ser definida como uma associação de professores ou de alunos com a intenção de buscar o conhecimento.
A universidade de Bolonha, na Itália, por exemplo, foi criação de uma associação de alunos, já a de Paris, na França, nasceu com uma associação de professores.
A primeira se destaca na área do Direito, enquanto a segunda era forte na Medicina. Sabendo disso, estudantes buscavam a que mais lhes interessava.
A primeira universidade da Europa foi a de Bolonha, século XII; depois foram fundadas várias outras, como Oxford e Cambridge, na Inglaterra, Paris, na França, Salamanca na Espanha e Coimbra em Portugal.
Dentro dos muros da universidade medieval, permitia-se a total liberdade de pensamento e de ensino. A universidade era formada geralmente por quatro faculdades: Artes, Medicina, Direito e Teologia."
Universidade Federal do Pará - UFPA.



Nenhum comentário:
Postar um comentário