Com esse pensamento, trazemos a luz uma das figuras mais notáveis da idade contemporânea, querendo falar de Franklin Delano Roosevelt, ex Presidente dos Estados Unidos da América.
Franklin Roosevelt foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1932, era filiado ao Partido Democrata, que repudiava a ideia de que a crise se resolveria com o tempo. Para Roosevelt e para os democratas, somente a intervenção rigida seria capaz de solucionar a crise.
Em seu discurso de posse, o novo Presidente comunicou a nação sua política econômica, New Dial (novo acordo ou novo ajuste) de inspiração do economista John Maynard Keynes, pelo qual o Estado seria o grande promotor das ações no campo da economia, tendo como intuito solucionar a crise. A ação do Federal Reserve Bank foi fundamental, como um Banco Central. O dólar foi desvalorizado em 41% e facilitou-se o crédito para a produção e o consumo, inaugurava-se a era dos dirigismo econômico ou intervencionismo.
O New Dial foi o projeto criado pelo então Presidente Franklin Roosevelt. em 1933 e consistia em fortes obras na infraestrutura, como estradas hospitais, escolas, tubulações de esgoto. etc. gerando empregos. Com empregos, os cidadãos voltavam a consumir, as empresas aumentavam a produção e começavam a vender mais, a contratar mais, e o capitalismo volta a crescer.
Roosevelt teve coragem de aplicar esse projeto Keynesianista, que tinha o intuito do Estado interferir na economia, atitude inadmissível naquela época, cuja ideologia era o livre mercado (o próprio Mercado resolvia os problemas em que a economia se encontrava) Franklin Roosevelt prometeu ao povo americano na campanha para a eleição que usaria o poder total do Governo para resgatar os Estados Unidos da América da depressão.
As promessas de Roosevelt incluíam: emprego para a população; proteger a poupança e a propriedade dos cidadãos; melhorar a vida dos doentes, idosos e desempregados; recuperar a indústria e a agricultura.
A importância da matéria merece a continuação no próximo capítulo.
Imagem do ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt.


Nenhum comentário:
Postar um comentário