Entre tantos exemplos, trazemos a lume a imagem da Comissão da pessoa idosa da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PA.
É importante saber que as Comissões Temáticas da OAB prestam relevantes serviços à sociedade, em amplo sentido, nos campos mais vastos e modalidades consideradas.
Para ilustrar o assunto sob exame, transcrevemos o brilhante trabalho literário de Maciel Salaverry.
"A diferença ente ser velho ou ser idoso"
Existe uma diferença fundamental que diferencia o velho do idoso.
Podemos dizer com alguma segurança, que a verdadeira velhice está no espírito das pessoas, que simplesmente se entregam a passagem do tempo, esquecendo-se de que seu verdadeiro espírito pode permanecer jovem, apesar da carcaça envelhecer. O espírito pode se manter jovem enquanto estivermos vivos, independendo do estado geral da matéria. As juntas baqueiam com o desgaste, mas a alma deve ser preservada.
Conheço velhos com 40 anos, e jovens com 80. Cada qual com uma maneira diferente de encarar a vida. Vejam como podem ser identificados e enquadrados os diferentes espécimes:
Ser idoso é ter idade, pois não se pode deter a passagem do tempo, mas o avançar do tempo, não justifica uma eventual perda da alegria de viver. Não podemos e nem devemos perder nossa jovialidade.
Afinal, se ainda estamos vivos, já é algo para ser comemorado.
Apenas devemos tomar mais cuidado com a nossa saúde, que é fundamental para a vitalidade da alma.
A idade pode trazer um certo desgaste para a nossa matéria, mas não justifica que deixemos nosso espírito se desgastar, ou abater por causa disso.
Basta que aceitemos as consequências que a idade pode nos causar, e adaptarmo-nos a elas, vivendo com elas e não apesar delas.
Quando temos algum objetivo, algo que desejamos fazer, não devemos perder tempo (mais ainda) nos indagando se vai valer a pena, devido ao tempo de vida que ainda nos poderá restar, ou nos negarmos a algum novo projeto, escudando-nos no fator etário.
Devemos procurar desenvolver nossos projetos, talvez ainda com mais garra do que quando éramos jovens, ainda mais se considerarmos que nos resta menos tempo agora...
É tão bom sonhar, e não apenas quando dormirmos. Sente-se velho aquele que desiste dos seus sonhos e se entrega simplesmente ao sono...



Nenhum comentário:
Postar um comentário