terça-feira, 14 de dezembro de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CLXXXIX

Novas luzes lançam clarão sobre o Marajó ou Mbarajó ou Barreira do mar, como denominavam os primitivos habitantes da Terra sem males.


Neste capítulo, abordaremos o tema divulgado pelo jornal "O Liberal", edição de 12/12/2021 - relacionado com o desenvolvimento da maior ilha flúvio-marinha do mundo, em cujo território encontram-se cinco capítulos da Civilização Marajoara denominados por antropólogos respeitáveis como Neceres do Evans, Galvão, Simões e Filuciado. Afirmaram ditos pesquisadores que a civilização marajoara teve início em 110 A.C. e terminou em 1.800 D.C. - Fase Aruã - após a derrota da Revolução Cabana em 1840 da era cristã.


As notícias que estamos recebendo através da imprensa tem sabor da solidariedade do Governo Federal em favor de um povo que amarga e vive, historicamente, o clima de miséria e abandono. No próximo capítulo, abordaremos o assunto com mais profundidade - inclusive lembrando que, no final do século 20, lançamos a ideia de construção da Hidrovia do Marajó, ligando Belém á Macapá, reduzindo tempo e espaço em busca do progresso social para a Região.

Imagem do canal - Hidrovia do Marajó.




Imagens do projeto da Hidrovia do Marajó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva