O foco da notícia é a construção de rodovia ligando o município de Barcarena ao município de Ponta de pedras, região leste do arquipélago do Marajó - toda notícia desse porte acende as esperanças de um povo carente de assistência a saúde e educação de qualidade aplicável a região.
A ligação de Barcarena á Ponta de pedras é boa notícia, entretanto não devemos esquecer que, a vocação da região é preponderantemente o transporte aquaviário - quando lançamos a ideia da construção da Hidrovia do Marajó, no final do século XX, foi o despertar de uma realidade:
A Amazônia e o Marajó precisam muito mais de hidrovias para o seu desenvolvimento do que, necessariamente rodovias. Rios e mares não precisam de asfalto, a natureza perpetua a superfície das águas navegáveis para sempre.
Pedimos permissão para sugerir que esse projeto louvável, a bem da verdade, seja amplamente discutido com a comunidade paraense e marajoara, com participação da Universidade Federal do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará, Universidade de Agronomia da Amazônia, Ministério Público Federal e Estadual, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará - CREA-PA, além de outras instituições vinculadas ao assunto em trato.
Imagens de navios da extinta Enasa.Imagens de vaqueiros marajoaras.Desenho do canal projetado para a hidrovia do Marajó.Louvado seja Deus, por tudo quanto for feio em nome da liberdade, igualdade e fraternidade do povo marajoara, antiga terra sem males, segundo a mitologia marajoara milenar.
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