sexta-feira, 20 de agosto de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CLXIV

Jarbas Passarinho, o ministro, senador e oficial do Exército brasileiro, não foi apenas um estadista iluminado pelas forças da natureza e pelo espírito ancestral das civilizações primitivas da Amazônia.


Jarbas Passarinho foi estrela que iluminou a terra brasilis, mostrando a existência de milhões de brasileiros esquecidos, de norte a sul, formadora do exército de descalços e descamisados, soldados da borracha, pescadores, agricultores e vaqueiros, produtores de riquezas para os senhores do capital.


Com a criação do FUNRURAL, o ministro Jarbas Passarinho trouxe para o trabalhador rural a dignidade alicerçada nos direitos humanos, previstos por todas as cartas que a humanidade já produziu e que a Constituição brasileira adotou, faltando apenas sua aplicação - todos são iguais perante a lei.


A implantação dos direitos, a aposentação do trabalhador  rural idoso trouxe outra transformação social: o jovem trabalhador não mais abandonou seus pais idosos em busca de emprego nos grandes centros urbanos.


Jarbas Passarinho foi um libertador do povo escravo do esquecimento historicamente existente.


Continua.


Imagem do senador Passarinho (Ministro do trabalho).

Imagem do fundador do Sindicato Rural de Chaves, Franklin Rabêlo da Silva, acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Chaves, Pedro Rabêlo, em reunião na Sudam.

Imagem de embarcação marítima transportando trabalhadores rurais para o Estado do Amapá, em busca de suas aposentadorias.

Imagem de trabalhadores rurais de Chaves plantando bananeiras com mudas fornecidas pelo Ministério da Agricultura, delegacia do Pará.

Imagem do fundador do Sindicato Rural de Chaves, vereador Franklin Rabêlo da Silva, na ilha de Caviana, Chaves, Marajó, Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva