terça-feira, 17 de agosto de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CLXIII

Retomando o tema relacionado com a Segunda Guerra Mundial, aliança Brasil-Estados Unidos da América, as forças militares brasileiras na Europa ao lado das forças aliadas contra o Nazi/Facismo, o projeto de extermínio de parte da humanidade condenada à morte sem o devido processo legal.


Com a rendição das forças Alemãs em 1945, restou ao mundo as consequências da pobreza extrema, na Amazônia não foi diferente. A pobreza sem limite, as doenças tropicais que voltaram a ceifar vidas, com destaque para os menos favorecidos, agricultores, soldados da borracha, pescadores principalmente.


É nesse horizonte que desponta a figura do ministro do trabalho, Senador Jarbas Passarinho (o passarinho da Amazônia, nascido em Xapuri).


As iniciativas do ministro Jarbas Passarinho tiveram efeito redentor para milhões de brasileiros e brasileiras esquecidos em todo o território desse brasil continental.


Foi nesse ambiente que realizamos dois grandes feitos:

A criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chaves e a Colônia de Pescadores de Chaves - foi mais uma realização de um vereador sem remuneração (mandato gratuito), durante os governos militares no Brasil.


Com essas instituições, levamos às famílias de trabalhadores rurais o direito a uma aposentadoria pelos relevantes serviços prestados a nação brasileira, inclusive na condição de "soldados da borracha" durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem da carta do registro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chaves-PA.


Imagem do Município de Chaves-PA.


Imagem de inauguração de obras públicas na cidade de Chaves, em dezembro de 1969, com as presenças do governador Alacid Nunes, ex-secretário de segurança pública do território federal do Amapá, promotor de justiça Delermano Gemaque, ex-prefeito do município do Amapá, base aérea norte americana; deputado Antônio Guerreiro, ex-piloto aviador do governador do território federal do Amapá; Franklin Rabêlo da Silva, ex-vereador do município de Chaves e filho de um soldado da borracha - Raimundo Rodrigues da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva