Concluindo nossa caminhada pelas trilhas da história, queremos ressaltar a importância dos cultores do direito, desde a fase mais distante da história da raça humana.
A história do direito nos revela os grandes momentos em que a inteligência humana construiu as virtudes aplicadas nas ciências jurídicas, focadas na pessoa humana. Nesse horizonte, visualizamos os seguintes ramos dessa magnífica ciência:
- A primeira qualificação das leis escritas ocorre na antiga Babilônia, recebendo o título de Código de Hamurabi, em homenagem ao governante deste antigo Império, fato ocorrido em 1792 A.C.
- O direito hebraico, com aproximadamente 1250 anos A.C.
- O código de Manú, adotado pela sociedade indiana, datada de aproximadamente 1000 anos antes de Cristo.
Falaremos agora do direito grego. A Grécia foi importantíssima para a história do direito na antiguidade, foi lá nos séculos VIII e VII antes de Cristo, que nasceu a democracia.
Os pensadores gregos muito contribuíram para a filosofia do direito, entre os quais destacam-se Sócrates, Platão e Aristóteles, devemos incluir também a figura de Péricles, denominado "o democrata popular de Atenas". Famoso pela prática da advocacia em seu tempo, foi eleito governador de Atenas. A Grécia é considerada o berço cultural da humanidade.
Uma das figuras marcantes da Grécia foi Sólon, ele foi legislador que abrandou as leis de Drácon (594 A.C.) e instituiu na sociedade ateniense o princípio da isonomia (igualdade de todos perante a lei), dando importante passo no reconhecimento da cidadania ao afirmar: "Todo homem livre domiciliado em território ático será considerado ateniense".
Sólon foi uma alma iluminada em seu tempo.
Continua.
Imagem símbolo da justiça.



Nenhum comentário:
Postar um comentário