domingo, 14 de março de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CXXI

Transporte multimodal, a base para o desenvolvimento da humanidade através dos tempos.


Retomamos o tema para lembrar a importância do transporte aquaviário no mundo, integrado aos transportes ferroviário e rodoviário. Os países que preservaram a cultura de transporte seguem firmes em sua economia, desenvolvimento social, científico e tecnológico.


No Brasil, estados incentivadores dessa cultura milenar mantém estável sua economia, refletindo positivamente no equilíbrio social e cultural.


Na Amazônia, destacamos a implantação da empresa de navegação Amazon River, sucedida para empresa de navegação da Amazônia ENASA. Essas empresas lamentavelmente foram extintas graças ao silêncio dos amazonidas representantes do povo.


No momento trágico em que vivemos, trazido pela atual epidemia que a todos afeta, surge de novo a questão do transporte da grande massa de trabalhadores que precisam se deslocar utilizando o veículos rodoviários por estrema necessidade de sobrevivência. Qual a solução possível para essa dramática realidade?


No caso de Belém do Pará, a solução seria a adoção de políticas públicas de transporte aquaviário ou rodofluvial, com a implantação de um sistema eficiente e economicamente perfeito. Esse sistema teria o seguinte formato:

1. Em primeiro lugar, o uso de embarcações tecnicamente projetadas com conforto e segurança, onde engenharia naval tem um de papel importante.

2. Implantação de dos seguintes terminais de passageiros:

a) Cidade Universitária no bairro do Guamá;

b) Estação das Docas, na Boulevard Castilhos França;

c) Estação no antigo Curro Velho ou Vila da Barca;

d) Estação de Icoaraci;

e) Estação de Outeiro, onde já teve estrutura compatível;

f) Estação de Mosqueiro, importante Centro Turístico Memorial. 


Com essas providências, daremos ao povo o tratamento merecido a luz da Constituição Federal Brasileira, daremos força ao turismo regional aplicando as modernas políticas de transporte coletivo.

O transporte aquaviário não precisa de pista asfaltada, a natureza cuida da manutenção sem custos para o contribuinte.

É que pensa um político sem mandato, membro da comissão do Idoso da OAB-PA. 


Não devemos esquecer que o poder emana do povo e em seu nome será exercido - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 5°. 

Imagens do navio da extinta ENASA.

Imagens da Comissão do Idoso da OAB.

Logomarca da OAB-PA.

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