A data de 11 de dezembro é consagrada a categoria de engenheiros, arquitetos e agrimensores, em virtude da assinatura do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.
No preambulo do referido decreto, encontramos a seguinte redação:
"O Chefe do Govêrno Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, na conformidade do art. 1º do decreto número 19.398, de 11 de novembro de 1930, resolve subordinar o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor às disposições seguintes:"
Segue a redação do Decreto em seus 53 artigos.
Conclui o documento histórico com assinatura do então presidente da República a seguir transcrito:
Rio de Janeiro. 11 de dezembro de 1933, 112º da Independência e 45º da República.
GETULIO VARGAS.
Joaquim Pedro Salgado Filho.
Washington Ferreira Pires.
Publicado no D.O.U. de 15 de dezembro de 1933.
Com esses esclarecimentos, trazemos à luz a data de nascimento de uma das mais importantes instituições das Américas, importante porque congrega mais de um milhão de profissionais com numerosas especializações técnicas e científicas. Importante porque gera mais de setenta por cento do Produto Interno Bruto(PIB) brasileiro. Importante porque gera a maior cadeia de emprego nos ramos da construção e comércio de materiais de construção.
Não exageramos quando afirmamos:
"A engenharia, a agronomia, a geologia e a arquitetura estão presentes na terra, no mar e no espaço aéreo em todo o mundo".
À categoria tecnológica nossos votos de feliz aniversário, extensivo a classe operária, realizadora de grandes projetos em suas mais amplas dimensões.








Nenhum comentário:
Postar um comentário