terça-feira, 27 de outubro de 2020

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE LXXXVIII

Cidade nova dos Aruans - Continuação.

Um projeto de futuro para as gerações do futuro em Chaves, antiga Santo Antônio dos Aruans - Marajó-Pará.

Após longa caminhada pelos trilhos da história, chegamos ao ponto importante dessa caminhada para o lançamento do projeto relacionado a cidade nova dos Aruans.


Para esclarecer as razões desse projeto, voltamos nosso olhar para o passado histórico da cidade de Chaves, antiga Santo Antônio dos Aruans, denominação essa com duplo significado:

O primeiro foi para homenagear os padres da irmandade católica de Santo Antônio de Portugal. 

O segundo foi um a homenagem relacionada ao quinto ciclo da civilização Marajoara, que se encerrou no século dezenove, com a derrota da Revolução Cabana, denominada "a Cabanagem". Para quem ainda não sabe, a Revolução Cabana foi gestada no ventre da Amazônia e contou com o amplo apoio dos Aruans e Tupinambás, capitaneados por grandes lideranças, com destaque para os Vinagres, os Malcher e ainda as lideranças nativas do Marajó, usando a técnica do ataque de surpresa contra as tropas legalistas.


Imagem da localidade em Chaves, na fazenda Carme, onde guerreiros Aruans atacaram uma embarcação que transportaria para Belém um carregamento de gado para alimentar a população na ilha de Tatuoca, sob o comando da marinha inglesa. Eram trinta guerreiros Aruans, armados e montados a cavalo expulsando os tripulantes da embarcação.



Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva