Nesse horizonte, embora distante, nosso pensamento está voltado para o maior exemplo das ciências jurídicas no Brasil dos últimos tempos. Rui Barbosa foi uma das mais relevantes figuras na política e na literatura da República velha. Pela força de sua eloquente oratória e vasta cultura, ganhou projeção durante a Conferencia de Paz em Haia (1907) defendendo com brilho a tese brasileira de igualdade entre as nações.
A extensa bibliografia de Rui está reunida em mais de cem volumes, destacando-se discursos e as polêmicas de que participou sendo, por isso mesmo, sócio fundador da Academia Brasileira de Letras. Oração aos moços (1920), é um dos seus mais célebres escritos, dirigindo-se aos bacharelandos da Faculdade de Direito de São Paulo. Nesse documento, Rui Barbosa consegue transmitir aos jovens juristas as luzes que devem iluminar os caminhos dos operadores do Direito em busca do bem maior:
"Justiça, liberdade e igualdade perante a lei de Deus e dos homens."
Rui Barbosa, assim como Cristo sofreu, mas jamais desistiu de lutar por justiça no seu mais amplo aspecto.
Nossas preces ao Juiz supremo para que ilumine os operadores e operadoras do Direito, sendo fiéis aos princípios sonhados por homens e mulheres desde tempos imemoriais.
A todos e todas desejamos muita paz, neste onze de agosto, dedicado aos juristas e advogados do Brasil. Que Deus ilumine nosso caminhar, sem temor e desistência na busca da justiça.
Rui Barbosa, combatente da legalidade, combateu o bom combate em favor dos menos favorecidos.Imagens de advogados e advogadas em eventos solenes em nome do direito para todos, independente de cor, credo ou posição social.
Nós, advogados e advogadas somos a base estrutural do terceiro poder da República - não esqueçam!
Continua.
Como nos mostra a historia,a humanidade nao conseguiu estabecer o direto a quem se deve , sem a intervencao de um mediador; o advogado. Parabens advogados!
ResponderExcluir