terça-feira, 19 de maio de 2020

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE XXXV

Corria o ano de 1969, e o programa administrativo assumia as características de operação de guerra contra o inimigo comum, a pobreza, geradora implacável de sofrimentos ilimitados na maioria da sociedade humana.

Com esse entendimento, desenvolvemos várias frentes de trabalho em busca de reduzir distâncias entre o município de Chaves e a capital do Estado do Pará, Belém.

Nessa visão da realidade municipal, concluimos que para salvar vidas é fundamental o transporte rápido via aérea, em busca de hospitais e profissionais da medicina dentro do Sistema do Único de Saúde.

Diante dessa realidade, programamos a construção de pistas de pouso para pequenas aeronaves em localidades estratégicas. Iniciamos esse projeto com a construção da pista de pouso na vila de São Sebastião no Rio Arapixi.

É importante destacar que esse projeto comercial tinha a assessoria do deputado Antônio Guerreiro, que também era piloto de aeronaves e ex-integrante da Força Aérea Brasileira - FAB, criada durante a segunda guerra mundial.

A construção da pista em Arapixi foi inaugurada em dezembro de 1969, na mesma data das inaugurações na cidade de Chaves, com a presença do governador Alacid Nunes e outras pessoas convidadas. A construção dessa obra foi confiada ao mestre de obras Pedro Rabêlo, nativo do município de Chaves/Rio Coatá/ Marajó.

Aeronave estacionada em pista de pouso, libertando a sociedade do isolamento.

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva