Em depoimentos anteriores relatamos os acontecimentos ocorridos até o ano de 1969, com grandes realizações em favor da comunidade no município de Chaves/Pa, fruto da união entre Estado do Pará, Município e Câmara Municipal de Chaves, bem como da assessoria jurídica, contábil e de uma legião de voluntários que sempre sonharam com dias melhores para todos.Neste capítulo, fazemos justiça a pessoa do guardiâo da Paróquia de Santo Antônio de Chaves, esse sacerdote era Frei Ramon.
Além de sua dedicação espiritual, liderava o segmento jovem através do esporte e lazer, além de ser um simpatizante de nosso projeto político, sociual e humanitário, estruturado na doutrina Cristã, sintetizada nos Dez Mandamentos da lei de Deus.
Iniciava-se o ano de 1970, com ele grandes preocupações se avolumavam, com destaque para a prestação de contas e a nova campanha eleitoral para prefeito e vereadores. Nesse cenário ainda estava a inauguração de obras importantes, com destaque para o sistema de água potável, a usina elétrica, principalmente outra providência tomada pelo prefeito Othon Pinheiro, foi a troca do iate "Verde Mar" por uma embarcação de menos calado, porém bem conservada e com um motor de maior potência. O motivo da troca foi a condição desgastada da referoda embarcação após relavantes serviços prestados na condução de materiais e passageiros entre Chaves-Macapá, Chaves-Belém e vice-versa.
Esses esclarecimentos são necessários para que a sociedade conheça todos os fatos que aconteceram no espaço tempo de quarenta e oito meses em Chaves, antigo território sagrado dos Aruans.
Em continuação ao nosso depoimento, registramos que a embarcação trocada sofreu significativa transformação com a ampliação de sua capacidade operacional referente ao transporte de carga e passageiros.
A reconstrução desta embarcação foi dirigida pelos carpinteiros Pedro Rabêlo e Abelardo Abdon (Bebê Abdon), nativos do município de Chaves. Concluida a reforma, a embarcação recebeu a denominação de "Cisne Branco" prestando relevantes serviços á comunidade de Chaves.
A foto registra as presenças, da esquerda para a direita de: Frei Ramon; Bartolomeu Gemaque, vice prefeito eleito; Osvaldo Silva, prefeito eleito em 1970; Dr. Delermano Gemaque, promotor de justiça; Areolino Pinho, ex-vice prefeito, entre outros.
Imagem de Santo Antônio, padroeiro de Chaves.
Igreja de Santo Antônio de Chaves.
Continua no próximo capítulo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário