quinta-feira, 21 de novembro de 2019

PRODUÇÃO COM VISÃO SOCIOAMBIENTAL CONTINUAÇÃO

A notícia anterior se completa com o seguinte raciocínio:

Os desafios do mundo moderno são incalculáveis, mas as soluções encontram-se no imaginário de cada ser humano ou do homo sapiens. A modernidade com a qual nos defrontamos é um desafio que encontra soluções no campo da inteligência artificial e racional.

O personagem desta história, com providências simples mas inteligentes, consegue transformar a atividade pecuária, agregando valores com atividades complementares no campo da agropecuária. 

O ambiente rural continua sendo a terra prometida com amparo nas ciências tecnológicas com destaque para a agronomia, engenharia florestal, geologia, engenharia de pesca e tantas outras modalidades de que se aplique no trato de cada atividade. 

É importante lembrar que a atividade agropecuária ou ruralista depende, em grande parte, do apoio de profissionais devidamente habilitados, entretanto, para que esta prática se generalize, é indispensável que cada município situado em área rural, tenha uma secretaria de engenharia voltada para o apoio ao produtor, principalmente o micro empresário.

Não é exagero dizer que o fundo de participação dos municípios criados na década de 60, tem como objetivo fundamental o desenvolvimento das comunidades municipais, tendo por base o desenvolvimento técnico cientifico das atividades produtivas.

Voltando ao comentário da outra publicação, impressiona o depoimento do produtor rural Delermano Gemaque, em Chaves-Marajó, revela que o uso energético está sendo baseado na energia solar, com a instalação de placas solares em seus estabelecimentos.

 

A fotografia ilustra o precursor da Fazenda Mangueira Dr. Delermano Gemaque, promotor de justiça que deve estar orgulhoso da semente que plantou na pessoa de seus descendentes, a foto o retrata quando serviu de paraninfo ao fundador da Tribuna do Advogado do Pará.



As imagens são de placas solares que se espalham pelo meio rural brasileiro, inclusive no Marajó, gerando energia de baixo custo graças a tecnologias implantadas pela engenharia elétrica.

Por oportuno, reproduzimos um pensamento marajoara que está ligado aos contos populares da sociedade marajoara produtiva da pecuária, agricultura e piscicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva