Imagens de Santa Cruz do Ararí, tomada pelas aguas do inverno Marajoara. É bom saber que essa região foi povoada intensamente pela civilização Marajoara milenar. |
Os achados arqueológicos no Marajó são provas incontestáveis da existência de um povo cuja inteligência, disciplina e amor à arte, ficou gravada na produção da belíssima cerâmica Marajoara que encanta pela beleza, servindo ainda hoje de fonte de emprego e renda a milhares de Marajoaras e outros.
Face a essas verdades incontestáveis, nós, Marajoaras nativos, advogados, arquitetos, engenheiros e tantos outros pensamos que basta de discursos vazios e sem objetividade. Eles funcionam como vendavais que destroem e nada constroem em busca de um futuro melhor.
A Foto é um testemunho de barcos navegando nos campos do Marajó durante o inverno - é a ditadura das águas da qual falou o Padre Giovanne Gallo. |
O que nós Marajoaras esperamos é respeito aos direitos humanos previstos pelas cartas universais e pela Constituição Federal de 1988.
Para que esses sonhos sejam alcançados, devemos pensar em escolas de formação profissionalizante, transporte aquaviário seguro e digno para a população do Marajó que ultrapassa meio milhão de pessoas.
As fotografias a seguir são um espelho da realidade que precisa ser mudada. Estamos no terceiro milênio, o futuro da humanidade depende ser adaptada a essa realidade.
Data vênia, nós Marajoaras não queremos esmolas, mas sim respeito, direitos e igualdade.
Uma visão do futuro
Quando homens e mulheres livres e de bons costumes usando tecnologias apropriadas, implantarem as hidrovias Transmarajoara e do Canal dos Tartarugas, ligando Cachoeira do Arari a Chaves teremos o pantanal do Marajó, em defesa da natureza, do ecossistema nativo e da valorização do sede humano em todas as suas dimensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário