A matéria seguinte é mais um documento publicado no jornal do advogado da OAB-PA ao tempo em que o projeto Hidrovia do Marajó caminhava a passos largos para sua execução.
Ressaltava a matéria a importância do transporte hidroviário no Brasil, com destaque para a Amazônia, responsável historicamente pela integração de regiões distantes dos centros urbanos, e com esta eficiência fica esclarecido o porquê importantes cidades se desenvolveram ao longo do tempo no curso do rio Amazonas, inclusive a cidade de Manaus.
Foi graças e essa eficiência que foi possível assistência médica, educacional e o desenvolvimento de uma cultura interiorana destacada, dentre elas as cidades de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Breves, no Marajó, dentre outras.
Neste horizonte, não devemos esquecer a importância da antiga empresa de navegação inglesa Amazon River, que depois se transformou em ENASA.
Apesar do embargo sofrido quando a obra iria iniciar, as esperanças do povo marajoara, de Belém e de Macapá ainda estão latentes na alma do povo, afinal a obra em trato representará um dia na esteira rolante da história, benefícios incalculáveis aos quase quinhentos mil habitantes do território marajoara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário