sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A IMPORTÂNCIA GEOGRÁFICA DO BRASIL NA VITÓRIA DOS ALIADOS


A rota entre Estados Unidos da América, Amapá, Chaves, Natal(Brasil) e Dakar, na África
Dando continuidade a nossa viagem pelos caminhos da história da Segunda Guerra Mundial, retornamos à realidade dos fatos como eles aconteceram na década de 40, quando o Presidente norte americano, Franklin Delano Roosevelt veio ao Brasil, firmar o acordo diplomático com o Presidente da Nação Brasileira, Getúlio Vargas.
Essa iniciativa norte americana estava situada em uma estratégia militar das mais relevantes, do ponto de vista geográfico, ou seja, encontrar a menor distância entre as Américas e Dacar na África. Esta menor distância, a bem da verdade, encontrava-se no nordeste brasileiro.

No acordo firmando com o Governo Norte Americano e o Governo Brasileiro, decisões foram tomadas em que as partes se comprometiam a desenvolver um plano estratégico, fortalecendo as forças aliadas para combater um dos maiores flagelos da humanidade, que era o eixo Roma-Berlim-Tóquio.

O poderio militar do exercito Alemão rugia no cenário mundial, como uma força devastadora, jamais imaginada através dos tempos.

Em continuação ao tratado dos Estados Unidos e o Brasil, foi possível a realização de obras estratégicas no território Brasileiro com destaque para:

1)    A construção da base aliada no território do Amapá, precisamente no Município do Amapá;

2)    Para administrar aquele município foi nomeado um oficial da reserva do Exército e Advogado Delermano Ruy-Secco Gemaque, nativo do município de Chaves - Pará, ao tempo em que foi nomeado interventor do então Território do Amapá, o Capitão do Exército Brasileiro Janari da Silva Nunes, cuja administração deixaria marcas indeléveis para a cidade de Macapá e municípios da região.

3)    A construção do Aeroporto da cidade de Chaves, para servir de apoio estratégico e emergencial para a aviação militar norte americana, baseada no Amapá.

4)    A construção do novo aeroporto de Val-de-Cans, na cidade de Belém do Pará e finalmente a importante Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, situado no nordeste brasileiro. 


Desse modo, a estratégia militar norte americana, agora aliada ao Brasil, se tornava uma excelente ponte para atingir o território africano e consequentemente toda a região de conflito militar, em expansão no mundo.


O Estado do Pará e o território do Amapá conheceram os efeitos positivos em virtude da ordem e estabilidade, por imperativo de uma realidade sombria e fundamental frente a ameaça feita contra o mundo livre em todo o planeta.


Revendo a historia e os fatos reais desse episódio, podemos dizer que a aliança Brasil - Estados Unidos, teve importância fundamental para a vitória das forças aliadas, em fase do sangrento conflito na década de 40.

Além das instalações físicas e outras providências tomadas, não se deve esquecer a Força Expedicionária Brasileira, que levou um contingente militar de grande importância no território europeu. Os pracinhas brasileiros e a aviação brasileira (FAB), escreveram com bravura e brilhantismo, um capitulo inesquecível da nossa história, aliada as forças democráticas que combateram os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Franklin Rabêlo da Silva
ADVOGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva