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| A rota entre Estados Unidos da América, Amapá, Chaves, Natal(Brasil) e Dakar, na África |
Dando continuidade a nossa viagem pelos caminhos da história da Segunda Guerra Mundial, retornamos à realidade dos fatos como eles aconteceram na década de 40, quando o Presidente norte americano, Franklin Delano Roosevelt veio ao Brasil, firmar o acordo diplomático com o Presidente da Nação Brasileira, Getúlio Vargas.
Essa iniciativa norte americana estava situada em uma estratégia militar das mais relevantes, do ponto de vista geográfico, ou seja, encontrar a menor distância entre as Américas e Dacar na África. Esta menor distância, a bem da verdade, encontrava-se no nordeste brasileiro.
No acordo firmando com o Governo Norte Americano e o Governo Brasileiro, decisões foram tomadas em que as partes se comprometiam a desenvolver um plano estratégico, fortalecendo as forças aliadas para combater um dos maiores flagelos da humanidade, que era o eixo Roma-Berlim-Tóquio.
O poderio militar do exercito Alemão rugia no cenário mundial, como uma força devastadora, jamais imaginada através dos tempos.
Em continuação ao tratado dos Estados Unidos e o Brasil, foi possível a realização de obras estratégicas no território Brasileiro com destaque para:
1) A construção da base aliada no território do Amapá, precisamente no Município do Amapá;
2) Para administrar aquele município foi nomeado um oficial da reserva do Exército e Advogado Delermano Ruy-Secco Gemaque, nativo do município de Chaves - Pará, ao tempo em que foi nomeado interventor do então Território do Amapá, o Capitão do Exército Brasileiro Janari da Silva Nunes, cuja administração deixaria marcas indeléveis para a cidade de Macapá e municípios da região.
3) A construção do Aeroporto da cidade de Chaves, para servir de apoio estratégico e emergencial para a aviação militar norte americana, baseada no Amapá.
4) A construção do novo aeroporto de Val-de-Cans, na cidade de Belém do Pará e finalmente a importante Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, situado no nordeste brasileiro.
Essa iniciativa norte americana estava situada em uma estratégia militar das mais relevantes, do ponto de vista geográfico, ou seja, encontrar a menor distância entre as Américas e Dacar na África. Esta menor distância, a bem da verdade, encontrava-se no nordeste brasileiro.
No acordo firmando com o Governo Norte Americano e o Governo Brasileiro, decisões foram tomadas em que as partes se comprometiam a desenvolver um plano estratégico, fortalecendo as forças aliadas para combater um dos maiores flagelos da humanidade, que era o eixo Roma-Berlim-Tóquio.
O poderio militar do exercito Alemão rugia no cenário mundial, como uma força devastadora, jamais imaginada através dos tempos.
Em continuação ao tratado dos Estados Unidos e o Brasil, foi possível a realização de obras estratégicas no território Brasileiro com destaque para:
1) A construção da base aliada no território do Amapá, precisamente no Município do Amapá;
2) Para administrar aquele município foi nomeado um oficial da reserva do Exército e Advogado Delermano Ruy-Secco Gemaque, nativo do município de Chaves - Pará, ao tempo em que foi nomeado interventor do então Território do Amapá, o Capitão do Exército Brasileiro Janari da Silva Nunes, cuja administração deixaria marcas indeléveis para a cidade de Macapá e municípios da região.
3) A construção do Aeroporto da cidade de Chaves, para servir de apoio estratégico e emergencial para a aviação militar norte americana, baseada no Amapá.
4) A construção do novo aeroporto de Val-de-Cans, na cidade de Belém do Pará e finalmente a importante Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, situado no nordeste brasileiro.
Desse modo, a estratégia militar norte americana, agora aliada ao Brasil, se tornava uma excelente ponte para atingir o território africano e consequentemente toda a região de conflito militar, em expansão no mundo.
O Estado do Pará e o território do Amapá conheceram os efeitos positivos em virtude da ordem e estabilidade, por imperativo de uma realidade sombria e fundamental frente a ameaça feita contra o mundo livre em todo o planeta.
Revendo a historia e os fatos reais desse episódio, podemos dizer que a aliança Brasil - Estados Unidos, teve importância fundamental para a vitória das forças aliadas, em fase do sangrento conflito na década de 40.
Revendo a historia e os fatos reais desse episódio, podemos dizer que a aliança Brasil - Estados Unidos, teve importância fundamental para a vitória das forças aliadas, em fase do sangrento conflito na década de 40.
Além das instalações físicas e outras providências tomadas, não se deve esquecer a Força Expedicionária Brasileira, que levou um contingente militar de grande importância no território europeu. Os pracinhas brasileiros e a aviação brasileira (FAB), escreveram com bravura e brilhantismo, um capitulo inesquecível da nossa história, aliada as forças democráticas que combateram os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Franklin Rabêlo da Silva
ADVOGADO
ADVOGADO


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