quinta-feira, 10 de novembro de 2022

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CCXLVIII

Os municípios da ilha do Marajó e o desenvolvimento social e econômico, alicerçados na ancestral civilização Marajoara milenar, tendo como último capítulo a fase Aruans.


Abortaremos neste capítulo a história do município de Curralinho.


"Na origem esse município era uma fazenda particular com uma situação e posição muito peculiar, a criação de um centro de população, situado na costa sul da Ilha do Marajó. A largueza dos proprietários que dispunham de muitas relações de comércio, aliada a circunstância de seu porto ser uma escada quase obrigatória na subida de embarcações e dos famosos regatões, sucedeu uma localização de pessoas ligadas aos proprietários das terras, em princípio, depois os interesses comerciais, de forma a criar-se um centro de população que a 30 de novembro de 1850 fez com que se levasse a freguesia com a denominação de São João Batista de Curralinho. Em março de 1865, foi elevado à categoria de vila e a 4 de julho de 1870, instalado o município."


Fonte: A matéria foi publicada pelo Jornal A Província do Pará, caderno História dos Municípios do Pará, em 23 de março de 1994.


A matéria em trato, nos conduz ao entendimento de que, o município de Curralinho, pode ser o berço histórico da pecuária na ilha do Marajó.


Imagem do mapa do arquipélago do Marajó.


Imagens de navios da antiga Empresa de Navegação da Amazônia (Amazon River), prestando relevantes serviços ao desenvolvimento social da Amazônia com transporte seguro e humanitário.

Imagem de rebanho bovino, símbolo do desenvolvimento do Marajó.


Imagem aérea da cidade de São João Batista de Curralinho - Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva