Com a visão ampla das questões do ensino, é importante analisar mudanças diversas que estão sendo verificadas e que se alastram nos diversos campos de formação ética, moral, cívica e profissionalizante.
A preocupação que povoa nosso raciocínio é fundamentalmente na qualidade de ensino de base, que estamos oferecendo a custa do suor honesto dos que pagam impostos para manter a máquina governamental, responsável pela oferta da educação de qualidade à sociedade como um todo independente de suas condições sociais ou políticas.
O assunto é preocupante porque diz respeito à formação de uma sociedade democrática, solidária e fraterna, com raízes na infância e na Juventude. Os movimentos grevistas nos campos da educação, os quais não condenamos enquanto movimentos legítimos e democráticos, o que se lamenta é que, passadas as manifestações, tudo volta a ser como dantes no quartel de abrantes.
Enquanto isso, assistimos, para vergonha nossa, as cadeias superlotadas de brasileiros e brasileiras que, a partir de uma boa educação, estariam sendo úteis às suas famílias, a sociedade e a si mesmas.
Agradeço a Deus por ter sido os discípulo de uma elite de professores educadores, albergados no Colégio Paes de Carvalho, com predominância de advogados, engenheiros, arquitetos, médicos, enfim, todos na sua esmagadora maioria com formação superior, incluindo militares com patente superior. Esses professores, é bom lembrar, passavam para os jovens seu exemplo de vida, o seu conhecimento e o respeito pela sociedade. Não sabemos onde iremos, se não houver uma reflexão sobre esta importante matéria, a formação de nossa infância e juventude.
Com mais ensino de qualidade, com a valorização dos educadores, teremos menos presídios e a construção de uma sociedade livre e de bons costumes.
Imagem do Colégio Paes de Carvalho.
Mapa da cidade de Chaves, Arquipélago do Marajó.Imagem do Colégio Cel. Louzinan Dias, em Chaves/Marajó/Pará, inaugurado em dezembro de 1969.
Imagens de autoridades em inauguração de obras públicas na Cidade de Chaves Marajó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário