domingo, 4 de julho de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CXLIX

Dando sequência a matéria anterior relacionada com a criação da Cidade de Chaves, no Marajó, antiga Santo Antônio dos Aruans, há 266 anos passados, no estuário norte do Rio Amazonas. Ocorre que na mudança de denominação dos povoados no Estado do Pará, nomes de cidades portuguesas substituiram nomes primitivos de aldeias nativas. É o apagão da história relacionada com os primitivos povoados da Amazônia. Desse modo, a denominação da cidade de Chaves tem suas raízes no território português, a história revela que:

"A cidade histórica de Chaves ergue-se num vale fértil e fundada em 78 depois de Cristo sob o nome de Aquae Flaviae pelos Romanos, que escolheram o local não só pela importância militar estratégica como pelas nascentes de águas termais e depósitos de ouro encontrados na região - sucessivamente a região foi ocupada por Suevos, Visigodos e Mouros - Chaves é hoje uma cidade rica em monumentos e paisagens, também é famosa pelos sucos termais. 


O centro histórico exibe ruas e praças típicas de aspecto medieval, a magnífica Torre de Mensagem do castelo do século XIV, cujo interior aloja um pequeno museu militar e belas igrejas como a de Santa Maria Maior (a esplêndida Igreja Matriz de imponente portal romanico) ou a Igreja da Misericórdia (em estilo barroco, com rico interior em talha dourada e azulejos do século XVIII), outra das atrações da cidade é o museu da Região Flaviense, alojado no antigo Paço dos Duques de Bragança (século XV), que exibe uma variedade de achados arqueológicos. A ponte romanas obre o Rio Tâmega possui 16 arcos e foi concluída no ano 100.


Chaves , Portugal, têm orgulho de suas termas, situadas perto do centro da cidade, onde as águas brotam com uma temperatura de 73C°, sendo as mais quentes da Europa, sendo utilizadas para tratamentos de saúde".


O mundo e suas antigas civilizações lucram com a preservação de seu patrimônio histórico. 


É o que pensamos. 

Imagem da cidade de Lisboa, capital de Portugal. 

Imagem da cidade de Chaves, em Portugal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva