segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

MEUS DEPOIMENTOS PARA A HISTÓRIA - PARTE CXV

A importância do sindicalismo no Brasil.
 
O aumento da população brasileira nas últimas décadas, o comportamento da economia concentrada nas mãos de poucos provocou o crescimento dos conflitos sociais, altamente preocupantes, noticiados pelos sistemas de comunicação especializados e prestando relevante serviço a sociedade. Entre esses instrumentos de comunicação encontramos as organizações públicas e privadas, religiosas, etc.

Os últimos acontecimentos gerados inesperadamente pela pandemia, que a todos contagia, soma-se a outros fatores decorrentes e nos conduz a uma realidade imprevisível para o futuro do Brasil. Mas quando nos debruçamos sobre a Constituição Federal Brasileira, verificamos que os contrutores da Carta Cidadã tiveram uma antevisão do futuro, quando, entre outras ideias, destacam o artigo terceiro com a seguinte redação:
 
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Conclui-se que quando interpretamos o pensamento dos constitucionalistas brasileiros de 1988, teremos construido a tão sonhada fraternização pregada há mais de vinte séculos por Jesus de Nazaré.

 

Pensamos e acreditamos em um mundo melhor, com contribuições fraternas de todos, inclusive dos três poderes basilares da república.

 

O povo organizado dentro da lei e da ordem, há de construir um mundo justo e prefeito para todos em busca de ordem e progresso, como sonharam os patriarcas da independência e república.

 

É o que pensamos.

Imagem da capa da Constituição Federal brasileira de 1988. 

Imagem da proclamação da Constituição por Ulisses Guimarães.

As imagens pertencem a seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Tribuna do Advogado do Pará: tribunadoadvogadodopara@gmail.com
Diretor Superintendente: Franklin Rabêlo da Silva