Ainda sobre o arquipélago de Caviana, novos comentários são importantes na série de depoimentos para a história, com raízes na civilização marajoara com sua origem histórica há três mil anos antes de Cristo, com término no século 19, após a derrota da revolução Cabana ocorrida em 1840 da era Cristã.Diante dos fatos reais já comentados, chegamos ao entendimento de que necessário se faz a elaboração de um projeto social de alta relevância para o município de Chaves. Esse projeto deve constituir-se com os seguintes elementos:
-Implantação da vila nova dos Aruans, na costa sul da ilha Caviana, que possui condições ideais para a implantação dessa base social e desenvolvimentista de toda a região.
Com a implantação dessa base social, cultural e econômica teríamos suporte para a implantação da primeira agência de desenvolvimento do município de Chaves, implantando-se os seguintes setores:
I - Escola técnica profissionalizante;
II - Unidade hospitalar;
III - Unidade de segurança pública;
IV - Transporte aquaviário de boa qualidade, com destaque para a segurança;
V - Pista de pouso para pequenas e médias aeronaves;
VI - Implantação de um sistema de água potável;
VII - Implantação de fábrica de gelo para atender o mercado agropecuário do município de Chaves.
É importante esclarecer que o arquipélago de Caviana sempre foi um grande centro produtor de bens de consumo, incluindo carne, pescado e frutas variadas.
Chaves e o arquipélago de Caviana encontram-se a poucos quilômetros da cidade de Macapá, sendo o grande centro consumidor dos produtos do solo de Chaves e Caviana.
A implantação de uma estrutura administrativa na região fará surgir uma nova era para um povo, cujo passado remonta a milhares de anos, que deu origem a histórica civilização marajoara.
Ilha de Caviana - imagem de Franklin Rabêlo da Silva.
Foto do Advogado Franklin Rabêlo da Silva montado em búfalo nativo da região.
Mapa do município de Chaves.



Nenhum comentário:
Postar um comentário