Educação é a base estrutural de uma sociedade livre e solidária com a força do cristianismo.
Em recentes reportagens, feitas pela Tv Nazaré-PA, relacionados com a educação, nos remete a um passado distante que se inicia com a iniciativa das instituições religiosas em todo o território nacional no espaço tempo da colonização Portuguesa.
A ultima reportagem tem como foco o Colégio do Carmo completando 90 anos, formando cidadãos com as virtudes do cristianismo. É claro que a existência da instituição é mais antiga.
A história nos revela que os pioneiros dessa sublime missão foram os soldados de Cristo, criada em 1534 por iniciativa de Inácio de Loyola, os Jesuítas se esforçaram ao máximo para defender a Igreja Católica, e assim, correram o mundo procurando reformulação do cristianismo por meio do ensino e, por isso mesmo, foram chamados de "Soldados de Cristo".
É uma longa caminhada no espaço tempo que tem inicio no alvorecer do cristianismo no ocidente, cujos atores merecem destaque: Manuel da Nobrega, fundador da Vila de São Paulo em 1554; José de Anchieta, fundador do Colégio São Paulo, no planalto de Paratininga em 1554, compôs a gramática Tupinambá, obra fundamental para a catequese dos nativos.
Antonio Vieira, destacado como orador, escritor e defensor da causa dos nativos da Amazônia, inclusive da civilização Marajoara - Aruãns.
Em alegações finais, o meu testemunho de que sou ex aluno do Colégio Salesiano, na década de cinquenta, curso noturno, dedicado a operários e outras categorias menos favorecidas.
Minha atividade era entregador de marmitas para famílias de melhor poder aquisitivo. Devo confessar que a escola noturna do Colégio do Carmo alimentou meus sonhos de menino do Marajó, filho de seringueiro, "soldado da borracha" como eram conhecidos os produtores desse precioso material a maquina de guerra combatente contra o nazismo na década de 40.
OBS: Esse depoimento tem como objetivo mostrar que o impossível não existe e que a vida é um combate que os fracos abate e os fortes tem de exaltar. Não desista de seus sonhos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário