A matéria a seguir foi publicada no Boletim Informativo do CREA-PA em outubro de 1989, na ocasião dos 55 anos de sua criação.
Eng. Amyntas de Lemos, Presidente do Clube de Engenharia do Pará em 1936, instalou o CREA da 1° Região do Estado do Pará, sendo seu presidente até 1939. Além destas elevadas funções, desempenhou muitas outras como: Diretor e Prof. da Escola deEngenharia do Pará. Diretor da estrada de ferro Tocantins, Diretor da estrada de ferro de Bragança. Graças a sua inteligência e devoção à causa pública, esses organismos que implantou e dirigiu, prestaram relevantes serviços a causa da comunidade paraense e ao seu desenvolvimento.
Sua devoção a causa da Engenharia nacional, o credenciou a desempenhar as mais elevadas funções em nosso Estado, dentre estes destacando-se: Diplomou-se pela Escola Federal de Minas de Ouro Preto, 1895, diretor da Escola de Engenharia do Pará, sendo ainda professor catedrático da cadeira de Еstrada dе ferrо е de Rodagem do curso de Engenharia Civil, engenheiro ajudante da Comissão de Estudos da Ferrovia Teofilo Ottoni/Araguai, promovido a Eng° de 1a. classe, chefiou a 1a. turma de exploração em dezembro de 1897, passando para a Estrada de ferro Bahia-Minas como sub-diretor. Engenheiro do Estado de Minas Gerais, 1899 a 1900. A convite do Governo do Estado do Pará, aqui se radicou prestando inúmeros serviços a causa do desenvolvimento, destacando-se: Diretor de Trabalhos Públicos, realizou estudos da Estrada de Ferro Alenquer ao Igarapé Santo Antonio; Professor de Desenho Linear e Topográfico do Curso de Agrimensura no Ginásio Paraense, cumulativamente dos cursos de Trigonometria e Geometria. Engenheiro da 2a. Seção de Obras Públicas, Eng° da Estrada de ferro de Benjamim Constant, entre Bragança e Colônia Benjamim Constant, nomeado ainda Superintendente da mesma Colônia. Chefe de tráfico e Locomoção da Estrada de Ferro de Bragança-PA, realizou estudos para a implantação da linha Peixe-Boi-Bragança, sendo seu Sub-Diretor nomeado. Contratado pela Cia. Da Estrada de Ferro Norte do Brasil, como Engenheiro Chefe da Estrada de Ferro Alcobaça a Praia da Rainha 48 km. Reconstruiu o quartel da Polícia Militar do Estado do Pará. Construtor do calçamento das ruas e avenidas da cidade de Belém-PA. Fiscal do Governo do Estado junto a "THE PARA ELETRIC RAILWAYS AND LIGHTNING COMPANY LIMITED". Diretor da Estrada de ferro de Bragança, 1912 a 1915. Engenheiro Fiscal da Prefeitura Municipal de Bragança. Realizou estudos para a construção da ferrovia de ligação com o estado do Maranhão. Construiu os ramais ferroviários do Utinga a Pinheiros, hoje Icoaraci, ligação com a Ferrovia Bragantina. 1925, contratado para eng° chefe para reconstrução da Estrada de Ferro de Bragança e depois realizou estudos para o planejamento da Estrada de Ferro Tocantins entre km 82 e Jatobal. Foi diretor da Estrada de Ferro Tocantins até 1930. Presidente do Clube de Engenharia em 1936. Instalou o CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRIMENSURA da 1A. Região, exercendo sua Presidência até 1939. Construiu o Crematório de Belém e a galeria de esgotos da Av. Tito Franco, 1943 a 1947.
Sua devoção a causa da Engenharia nacional, o credenciou a desempenhar as mais elevadas funções em nosso Estado, dentre estes destacando-se: Diplomou-se pela Escola Federal de Minas de Ouro Preto, 1895, diretor da Escola de Engenharia do Pará, sendo ainda professor catedrático da cadeira de Еstrada dе ferrо е de Rodagem do curso de Engenharia Civil, engenheiro ajudante da Comissão de Estudos da Ferrovia Teofilo Ottoni/Araguai, promovido a Eng° de 1a. classe, chefiou a 1a. turma de exploração em dezembro de 1897, passando para a Estrada de ferro Bahia-Minas como sub-diretor. Engenheiro do Estado de Minas Gerais, 1899 a 1900. A convite do Governo do Estado do Pará, aqui se radicou prestando inúmeros serviços a causa do desenvolvimento, destacando-se: Diretor de Trabalhos Públicos, realizou estudos da Estrada de Ferro Alenquer ao Igarapé Santo Antonio; Professor de Desenho Linear e Topográfico do Curso de Agrimensura no Ginásio Paraense, cumulativamente dos cursos de Trigonometria e Geometria. Engenheiro da 2a. Seção de Obras Públicas, Eng° da Estrada de ferro de Benjamim Constant, entre Bragança e Colônia Benjamim Constant, nomeado ainda Superintendente da mesma Colônia. Chefe de tráfico e Locomoção da Estrada de Ferro de Bragança-PA, realizou estudos para a implantação da linha Peixe-Boi-Bragança, sendo seu Sub-Diretor nomeado. Contratado pela Cia. Da Estrada de Ferro Norte do Brasil, como Engenheiro Chefe da Estrada de Ferro Alcobaça a Praia da Rainha 48 km. Reconstruiu o quartel da Polícia Militar do Estado do Pará. Construtor do calçamento das ruas e avenidas da cidade de Belém-PA. Fiscal do Governo do Estado junto a "THE PARA ELETRIC RAILWAYS AND LIGHTNING COMPANY LIMITED". Diretor da Estrada de ferro de Bragança, 1912 a 1915. Engenheiro Fiscal da Prefeitura Municipal de Bragança. Realizou estudos para a construção da ferrovia de ligação com o estado do Maranhão. Construiu os ramais ferroviários do Utinga a Pinheiros, hoje Icoaraci, ligação com a Ferrovia Bragantina. 1925, contratado para eng° chefe para reconstrução da Estrada de Ferro de Bragança e depois realizou estudos para o planejamento da Estrada de Ferro Tocantins entre km 82 e Jatobal. Foi diretor da Estrada de Ferro Tocantins até 1930. Presidente do Clube de Engenharia em 1936. Instalou o CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRIMENSURA da 1A. Região, exercendo sua Presidência até 1939. Construiu o Crematório de Belém e a galeria de esgotos da Av. Tito Franco, 1943 a 1947.
Essa matéria é um testemunho da história como os fatos aconteceram e por isso não deve ser esquecida.
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